NOTÍCIAS 

Hamamatsu busca voluntários para Jogos Paralímpicos 2020

A Prefeitura de Hamamatsu segue com as inscrições abertas para voluntários brasileiros que desejam trabalhar durante os Jogos Paralímpicos Tokyo 2020, no período de 01 a 31 de agosto do mesmo ano. 

                         Amanda (intérprete) e Hayata Aoyama, da divisão de Promoção do Esporte da                             Prefeitura de Hamamatsu: precisa-se de voluntários


Conforme é de conhecimento público, toda a delegação brasileira paralímpica ficará acomodada em Hamamatsu (Shizuoka) para os treinamentos pré-jogos. Estima-se que serão cerca de 400 atletas a utilizarem os complexos esportivos de Hamamatsu para seus treinamentos.

Tal acordo foi firmado em junho de 2017, com o Memorando de Entendimento assinado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki.

O encarregado da Divisão de Promoção do Esporte, Hayata Aoyama, cita um exemplo do serviço de voluntário: "durante a ida dos atletas paralímpicos aos treinos, será preciso alguém para auxiliá-los a subir ou descer dos ônibus. Lembrem-se de que eles são atletas com necessidades especiais, podendo ser um deficiente visual ou um cadeirante".

No Japão as pessoas com necessidades especiais são chamadas de "bariafurii", uma expressão emprestada do inglês, "barrier free" (livre de barreiras).

A princípio as modalidades esportivas são as seguintes: bocha, halterofilismo, esgrima em cadeira de rodas, atletismo, golbol, parabadminton, vôlei sentado, tênis de mesa, rúgbi em cadeira de rodas, natação, judô, parataekwondo, canoagem, tiro com arco, triatlo, tênis em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5 e remo.

Os locais de treinamento são: Act City Hamamatsu - Tenji Event Hall, Yotsuike Koen Rikujo Kyogijo, Hamamatsu Gakuin Daigaku Taikukan, Hamamatsu Arena, Furuhashi Hironoshin Kinen Hamamatsu-shi Sougo Suieijo (ToBiO), Yuto Sougo Taikukan, Sanaruko Souteijo, Enoshima Archery-jo, Mikkabi Seinen no Ie, Tokoha Daigaku Hamamatsu Campus, Hamanako Tokyu Sunny Park, Hamakita Sougo Taikukan, Hamakita Hiraguchi Soccer-jo, Tenryu Boat-jo.

Para se candidatar a uma das 1.000 vagas de voluntários, é necessário a compreensão básica do idioma japonês, porque todas as explicações serão nesse idioma!

Os voluntários serão recrutados para o período de aclimatação e treinamento dos atletas brasileiros, em Hamamatsu, para os Jogos Paralímpicos Tokyo 2020. Somente os residentes ou que trabalham em Hamamatsu poderão se candidatar!

Para fazer a inscrição, será necessário acessar a home page da prefeitura e preencher os requisitos tudo em japonês. A divisão de Promoção do Esporte disponibiliza de uma intérprete em português para esclarecimentos.

No caso do candidato tiver dificuldade em preencher o cadastro em japonês ao acessar a home page, será aceita a inscrição mediante envio de e-mail (endereço abaixo), porém as seguintes informações básicas deverão ser escritas em japonês, conforme requerido abaixo:

- 氏名 (Nome)

- 電話番号 (Número de telefone)

- 生まれ年 (Ano de nascimento)

- 郵便番号 (Código Postal)

- 住所 (Endereço)

- メールアドレス (Endereço de e-mail)

- 職業 (profissão)

- ポルトガル語 (português): 通訳可(Possível tradução); あいさつ程度 (somente saudações); 

勉強中 (estudando); 不可 (Impossível)

- 英語(Inglês): 通訳可 (Possível tradução); あいさつ程度 (somente saudações); 勉強中 (estudando); 不可 (Impossível)

Tel: 053 457 2421

e-mail: sports@city.hamamatsu.shizuoka.jp

Para mais informações, o site da prefeitura disponibiliza em PDF uma página explicando em português sobre o recrutamento:

https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/sports/documents/torcidabrasilgaiyop.pdf

Ficha de inscrição (somente em japonês)

https://www.shinsei.elg-front.jp/shizuoka2/uketsuke/form.do?acs=torcidadoBRASIL

Texto/Foto: Osny Arashiro / Boa Dica Online