Novas regras para cursos a distancia (EAD), enxugam o leque de ofertas de cursos

As novas diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) trazem regras que impactarão na escolha de carreiras, já a partir de agosto de 2025. O calendário de transição e implementação dos novos modelos traz mudanças significativas.

O Gestor dos Polos da UNINTER no Japão, Celio Nakahara, profundo conhecedor do assunto, em uma entrevista para a revista Boa Dica, explana de forma sucinta, e alerta o estudante brasileiro no Japão para se posicionar nesse novo cenário, aproveitar os prazos (até 14 de agosto), e fazer àquele curso que tanto almeja.

Celio Nakahara
Celio Nakahara

Boa Dica: Senhor Celio, poderia nos explicar quais são os cursos que até o momento poderiam ser feitos na modalidade EAD, e que serão retirados da lista de ofertas de acordo com o MEC?

Celio Nakahara: O novo marco regulatório da educação a distância, publicado pelo MEC no Brasil em maio deste ano, prevê que as licenciaturas, que são cursos voltados para a formação de professores, incluindo a Pedagogia; as Engenharias; e cursos da área de saúde, poderão ser ofertados somente nos formatos presencial e semipresencial. Ao mesmo tempo que veda a oferta de cursos nestes formatos em polos de apoio presencial no exterior.

Boa Dica: Ouvimos que a partir de 18 de agosto de 2025, haverá mudanças significativas em alguns cursos de graduação preferidos pelos brasileiros no Japão. Quais são esses cursos, e que mudanças são essas?

Celio Nakahara: Especialmente algumas engenharias, como é o caso de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, e outras; e todos os cursos de Licenciatura, como Pedagogia e Letras-Inglês, por exemplo. Eles só poderão ser ofertados no Brasil, e não mais no formato a distância.

Boa Dica: Considerando a extinção desses cursos conforme nos explicou, como fica o menu de ofertas dos cursos de graduação da Instituição que o senhor é Gestor?

Celio Nakahara: Mesmo com as mudanças previstas, a Uninter, instituição referência em educação de qualidade, continuará ofertando uma extensa lista de cursos de graduação a distância para a comunidade brasileira no Japão. Isso inclui Psicanálise, Engenharia de Software, Análise e desenvolvimento de sistemas, Tecnologia da Informação, e mais de 50 outras opções, em diversas áreas do conhecimento.

Boa Dica: Sobre os cursos que serão extintos, não há mais possibilidade de se efetuar matrículas?

Celio Nakahara: Há uma janela de oportunidade que está quase se fechando, mas que permite que até 14 de agosto, todos aqueles que moram no Japão e queiram se matricular nos cursos de graduação da Uninter possam fazê-lo. De fato, é a última oportunidade para estudar Engenharias e Licenciaturas no formato atual, uma vez que, todos os que se matricularem até esta data poderão seguir com seus cursos normalmente até a conclusão.

Boa Dica: Como fica a situação do aluno que já está estudando em um curso EAD que sofreu ou sofrerá alterações?

Celio Nakahara: Nada muda para quem estiver matriculado até 14 de agosto.

Boa Dica: Qual a sua orientação para quem já está matriculado ou que venha a se matricular no prazo hábil em um curso EAD?

Celio Nakahara: Se dedicar ao máximo aos estudos. Aproveitar a flexibilidade que a Uninter oferece, para estudar de onde e quando quiser.